logística4 min

Logística para e-commerce: saiba como otimizar a operação

Átila Froehlich 01 abril 2022

Fazer uma boa gestão de logística para e-commerce pode ser desafiador para o dono do negócio e, nesse contexto, é mais do que fundamental contar com um ótimo planejamento e tecnologias que ajudem a refinar cada uma das etapas do processo de entrega. Afinal, a eficiência da logística reflete diretamente no sucesso do varejo virtual.

E quem acompanha a gente aqui no blog já sabe que a gestão logística vai muito além da entrega final. Questões como o controle do estoque, roteirização dos pedidos, cálculos de frete e acompanhamento do trânsito da mercadoria devem ser partes centrais da estratégia.

E com tantas frentes de atuação, é natural que o gestor de logística queira ficar sempre por dentro dos princípios que envolvem a logística no comércio digital e saiba quais são as melhores estratégias para a boa gestão do negócio. É por isso que, neste artigo, vamos explicar como uma boa logística pode ajudar na otimização da operação!

Entendendo a importância da logística para e-commerce

É verdade que a logística é uma das principais engrenagens em qualquer comércio, e no varejo digital isso não é diferente. Somente com um planejamento logístico eficiente, o empreendedor consegue ter uma loja estruturada, capaz de cumprir os prazos e com a habilidade de fidelizar clientes.

Sem contar que, com o suporte de um bom software de logística para e-commerce, seu negócio ainda colhe uma série de benefícios práticos, como maior autonomia para o controle do valor do frete, mais controle do estoque, previsibilidade nos prazos de entrega e garantia de bom atendimento ao consumidor.

Como tirar um bom fluxo de entregas do papel

Pensando em simplificar esses processos e garantir mais assertividade durante a construção da sua estratégia de gestão logística para e-commerce, preparamos um guia rápido para destacar os principais requisitos que devem ser cumpridos para garantir a sustentabilidade financeira:

1. Estruture o fluxo logístico do e-commerce

Para assegurar que a loja virtual tenha uma boa performance de vendas, é importante cuidar do processo de armazenagem, expedição e entrega de mercadorias. Atrelado a isso, está o estudo das tendências atuais do mercado, assim como das vendas realizadas pela empresa.

O resultado dessas informações vai permitir escolher o que é mais vantajoso para o fluxo logístico da empresa, como a demanda, os níveis de estoque e o trânsito da mercadoria.

2. Tenha uma boa comunicação com transportadoras parceiras

Ter uma comunicação clara, objetiva e eficiente com a base de transportadoras parceiras é uma das melhores práticas para evitar problemas logísticos. Muitas empresas preferem terceirizar a operação, porque transportadoras, em geral, têm um serviço mais especializado e mais expertise nas etapas de manuseio e entrega de mercadorias.

Aqui, vale investir em alguma solução que possa integrar os dados da operação e facilitar a visualização dos processos para você e para seus parceiros.

3. Invista em um orquestrador logístico para e-commerce

Quem faz a gestão de entregas sabe que a operação logística exige controle total das informações e eficiência para evitar problemas na última milha. Afinal, a quantidade de cargas gerenciada diariamente por esse segmento é imensa e, em um cenário que pede dinamismo e assertividade, contar com um bom orquestrador logístico é uma excelente estratégia!

Lembre-se de que, na internet, existe um mercado gigantesco de consumidores insatisfeitos que vão gostar muito de adquirir produtos de uma empresa séria, responsável, que cumpre com seus prazos e que se preocupa em oferecer uma boa experiência para o consumidor — e o orquestrador logístico entra em cena justamente para fornecer os insumos que sua empresa precisa para cumprir estes requisitos!

4. Monitore seus envios em tempo real

Mais do que nunca, o rastreamento de mercadorias é um diferencial de peso para quem trabalha com e-commerce. Isso porque o monitoramento beneficia tanto o comprador quanto o próprio comércio, já que todos os agentes envolvidos podem conferir se está tudo certo com a mercadoria que está em transporte.

Lembre-se: é sua responsabilidade fazer com que o produto chegue ao seu local de destino. Além disso, o consumidor ficará satisfeito com os serviços prestados pelo seu comércio, podendo voltar a fazer outras compras.

Mãos à obra!

Já deu para perceber que, quando falamos em e-commerce, é importante investir em estratégias de logística para que as mercadorias cheguem no prazo certo e agradem os consumidores finais. Nesse contexto, vale lembrar que uma boa solução de orquestração logística é a melhor linha de frente para qualquer negócio!

É por isso que, aqui na Abbiamo, oferecemos um software de gerenciamento de logística que, para além de uma ferramenta, age como um verdadeiro aliado da sua rotina de entregas, oferecendo rastreamento em tempo real, tecnologia de logística last-mile e toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Agende um teste e descubra como podemos ajudar você a reinventar a sua operação de logística, fidelizando clientes e oferecendo uma experiência única!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.