logística4 min

Entenda a importância estratégica da logística D2C

Átila Froehlich 06 maio 2022

Cunhado do termo em inglês "Direct to Consumer", o D2C é um conceito que diz respeito à venda de produtos de uma indústria diretamente aos clientes finais. É um processo que ganhou destaque nos últimos anos e que colocou ainda mais em evidência a importância estratégica de uma boa logística D2C para esse modelo de operação — e é sobre isso que vamos falar neste artigo! Boa leitura!

Afinal, o que é D2C?

Na realidade corporativa, termos como B2B e B2C já são bastante consagrados e associados com modelos de negócio que todos conhecemos. Só que, recentemente, o processo de venda direta da indústria para o consumidor final, sem o intermédio de outros players, começou a se consolidar de forma mais definitiva.

Também conhecido como D2C, esse modelo entra em cena quando indústrias, importadoras ou distribuidores decidem vender suas mercadorias para o consumidor final, uma possibilidade que, durante muito tempo, foi considerada inviável. Isso porque abrir uma loja especificamente para atender esse público exigiria um investimento muito grande.

Mas com o crescimento do varejo digital, essa alternativa voltou para a pauta como uma excelente estratégia para impulsionar o faturamento das indústrias. Afinal, vender pela internet não custa tanto, ainda mais para empresas e marcas que já têm produtos estabelecidos no mercado e não precisam investir tanto em divulgação. Contudo, há uma parte desse processo que exige atenção redobrada: a logística D2C!

Os desafios da logística D2C na indústria

É verdade que, geralmente, essa não é a primeira preocupação de nenhuma empresa que decide adotar o modelo Direct to Consumer. Mas é importante ter em mente que a logística D2C pode trazer uma série de desafios inéditos para indústrias que não estão habituadas com esse processo.

Veja bem: ao eliminar marketplaces e vendedores intermediários da equação, você também está abrindo mão de todo o fluxo logístico que esses agregadores oferecem. Isso significa que a indústria deve assumir 100% da responsabilidade. O produto, agora, é desenvolvido, vendido e entregue por você, que provavelmente estará explorando um canal de vendas novo e desconhecido.

Nesse contexto, é natural que a organização de toda a rede de distribuição seja uma das principais dores de empresas que optam por esse caminho. Lembre-se de que a experiência do cliente com a entrega pode ter um peso muito maior do que o valor do produto para a decisão de compra.

Isso significa que se a sua orquestração logística D2C deixar a desejar, o consumidor pode associar seu produto com uma experiência negativa. Colocar a culpa de um eventual atraso na transportadora não cola mais. A relação do consumidor é com a sua marca, e não com o entregador e, por isso, aos olhos do cliente, a culpa sempre vai ser da sua empresa.

É aqui que um bom parceiro de logística pode entrar em cena

Sabe-se bem que a experiência de entrega do produto pode ser um grande diferencial. E especialmente no caso da logística D2C, a etapa de levar uma compra diretamente para o seu cliente final deve ser vista como uma oportunidade para catapultar essa experiência para novos patamares, ainda mais customizados e otimizados!

Tenha em mente que, ao controlar o fluxo de distribuição por completo, a indústria tem ainda mais condições de oferecer uma experiência de compra única aos consumidores. Uma vez que esses consumidores estão mais exigentes, o D2C evita falhas no elo entre uma empresa e o cliente.

Isso também permite que a marca construa um relacionamento mais próximo com o consumidor final, entendendo melhor as necessidades do cliente e estruturando ações e estratégias para alavancar as vendas, como lançamentos e promoções.

Só que tudo isso só é possível com o suporte de ferramentas, soluções tecnológicas e dados precisos: sua empresa precisa de inteligência e agilidade na logística D2C, e nada melhor do que contar com um parceiro que seja autoridade no assunto!

Abbiamo: orquestração logística D2C de ponta a ponta

Especializada no desenvolvimento de soluções customizadas de logística, a Abbiamo entra em cena com todo o know-how e o portfólio necessários para que a sua indústria possa oferecer uma experiência de entrega única para o público e, ao mesmo tempo, simplificar a gestão logística dos seus fluxos de entrega.

Com nosso suporte, seu time conta com um software de orquestração logística que unifica todas as operações em um só lugar, coletando dados, feedbacks, rotas e todas as informações importantes para ajudar na tomada de decisão.

Aqui, tecnologias como a logística Last Mile, a roteirização inteligente, a customização da entrega e a transparência no atendimento são muito mais do que simples ferramentas: elas são planejadas, desde a concepção até a implementação, para garantir que nossos parceiros contem com verdadeiras e poderosas soluções de logística! Vem com a gente, fale com nosso time e descubra como revolucionar a sua estratégia de logística D2C!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.