logística6 min

Setorização logística no e-commerce: como melhorar a eficiência na entrega de pedidos

Átila Froehlich 21 março 2023

Não é mais novidade para ninguém que o varejo digital se consolidou como uma das principais formas de comércio e, com o crescente aumento da demanda, organizar e orquestrar o fluxo logístico tornou- se indispensável para garantir a eficiência na entrega de pedidos aos clientes. É por isso que, neste artigo, vamos explorar a importância da setorização logística no e-commerce e explicar como esse método pode ser aplicado para melhorar os índices de satisfação do consumidor com a sua marca.

Mas, afinal, que bicho é esse?

O nome pode até parecer difícil, mas falar em setorização logística no e-commerce é só uma questão de dividir, segmentar e organizar o fluxo de distribuição em uma operação de varejo digital. Na prática, esse método consiste na organização de produtos e processos logísticos e na divisão das áreas de atuação de uma empresa em regiões geográficas, de acordo com critérios específicos, como localização, demanda ou perfil dos clientes.

Essa divisão é utilizada para otimizar o processo de distribuição de pedidos, permitindo que as mercadorias sejam separadas, agrupadas e enviadas para seus respectivos destinos de forma mais eficiente e rápida. Isso significa que, por meio da setorização, é possível reduzir o tempo e o custo de transporte, já que as entregas são feitas de forma mais direta e rápida, sem a necessidade de percorrer grandes distâncias ou atravessar várias regiões.

Além disso, a setorização também permite uma melhor gestão do estoque e dos recursos logísticos, uma vez que cada região atendida pela marca pode ser gerenciada de forma mais direta e eficiente. Nesse contexto, não é de se surpreender que essa metodologia — que, na verdade, já existe há alguns anos — tenha caído nas graças de grandes representantes do varejo nos últimos tempos.

Especialmente se considerarmos a busca constante dessas marcas por redução de custos, otimização da última milha e, claro, pela preferência do consumidor. Isso porque, com processos mais eficientes e ágeis, elas também conseguem oferecer uma experiência de compra mais satisfatória e completa aos clientes.

Entendendo os benefícios da setorização logística no e-commerce

Vamos imaginar que uma grande rede de e-commerce, consolidada e já com uma boa base de clientes, venda produtos em diferentes categorias, como eletrônicos, moda, casa e jardim, entre outros. A empresa atende a consumidores de todo o país, com centros de distribuição localizados em diferentes regiões.

Sem a setorização, as equipes de expedição e de gestão de pedidos certamente teriam dificuldades em gerenciar a logística de seus produtos, pois não haveria uma separação clara entre as áreas de atuação. Isso pode levar a atrasos na entrega, dificuldades na gestão de estoque e insatisfação dos clientes.

No entanto, ao adotar a setorização logística no e-commerce, a coisa toda muda de figura. Por exemplo, a empresa pode dividir suas operações de logística em regiões específicas, como o Norte, o Nordeste, o Sudeste, o Sul e o Centro-Oeste. Cada centro de distribuição seria responsável por atender a uma região específica, o que permite um melhor planejamento de rota, um maior controle de estoque e entregas mais rápidas.

Além disso, com os dados coletados diariamente nessa operação, a marca ainda pode personalizar sua operação, oferecendo promoções específicas para cada região, com base nas preferências dos clientes e nas demandas locais. Isso pode impactar ainda mais positivamente a satisfação dos clientes e ajudar a marca a se destacar no ambiente competitivo do varejo digital.

Sem contar a economia óbvia gerada pelo gerenciamento otimizado do estoque. Isso porque, como cada centro de distribuição conta com um inventário próprio, fica muito mais simples controlar os volumes em inventário, contribuindo para diminuir o número de viagens de reposição e, consequentemente, gerando uma redução nos custos de transporte, aumentando as margens de lucro.

E para quem pensa que utilizar exemplos hipotéticos é muito fácil, vale destacar que há, inclusive, evidências estatísticas dos resultados que a uma operação de setorização logística no e-commerce pode oferecer, olha só:

  • Redução do tempo de entrega:

Um estudo realizado pela Neotrust/Compre&Confie em 2020 mostrou que a média de tempo de entrega dos produtos no e-commerce brasileiro é de 14,5 dias úteis. No entanto, empresas que adotam a setorização logística conseguem reduzir significativamente esse tempo de entrega, entregando os produtos em um prazo médio de 3 a 5 dias úteis. Um exemplo disso é a Magazine Luiza, que em 2020, após adotar a setorização logística, reduziu o tempo médio de entregas de 7 para 2 dias úteis.

  • Redução de custos operacionais:

Como já sinalizamos antes, a setorização logística pode gerar uma redução de custos significativa para as empresas de e-commerce. Por exemplo, a empresa de moda Zattini, do grupo Netshoes, implementou a setorização logística em seu processo de distribuição e conseguiu reduzir em 40% o tempo de separação de pedidos e em 20% os custos com transporte.

  • Melhora na satisfação do cliente:

A setorização logística também contribui para uma melhor experiência do cliente no e-commerce, pois reduz o tempo de espera e aumenta a confiabilidade da entrega. Um exemplo disso é a B2W Digital, dona das marcas Americanas, Submarino e Shoptime, que em 2020 implementou a setorização logística em suas operações e obteve um aumento de 38% no número de clientes satisfeitos com o tempo de entrega.

E como a satisfação do cliente entra na história?

Já deu para perceber que a setorização logística no e-commerce e no varejo omnichannel pode contribuir significativamente para a melhoria da experiência do cliente, certo? Afinal, ela viabiliza uma rotina de entregas mais rápida e confiável dos produtos, além de proporcionar um processo de compra mais eficiente e satisfatório. Aqui, listamos mais alguns destaques relacionados ao customer experience que essa metodologia proporciona:

  • Maior confiabilidade na entrega:

A setorização logística no e-commerce ajuda as marcas na criação de uma rotina mais consistente e assertiva de entregas, construindo um padrão de confiabilidade e dando espaço para um planejamento mais robusto e uma gestão de entregas mais eficiente, reduzindo a chance de atrasos ou problemas com os pedidos.

  • Maior eficiência no processo de compra:

Ao permitir que o cliente receba informações mais precisas sobre a disponibilidade do produto e o prazo de entrega, a setorização logística também dá mais segurança e transparência para a jornada de compra do consumidor, contribuindo para a recorrência e o aumento do ticket médio.

  • Personalização da experiência:

Com base nos dados, hábitos de consumo e feedbacks da pesquisa NPS, uma marca que aposta na setorização logística também consegue personalizar a experiência do cliente com mais facilidade, oferecendo promoções ou benefícios específicos para determinadas regiões ou perfis, por exemplo.

  • Melhoria da integração omnichannel:

No varejo omnichannel, a setorização logística também pode contribuir para a integração entre os diferentes canais de venda, permitindo que o cliente possa comprar online e retirar na loja física de forma mais rápida e eficiente.

E é aqui que a Abbiamo entra na jogada!

Não há dúvidas de que, em tempos de clientes exigentes e volumes imensos de pedidos, a eficiência logística é um dos pilares para o sucesso de qualquer marca no varejo digital. Nesse contexto, é certo que conquistar um bom nível de produtividade nesse setor pode ser desafiador, fazendo com que a adoção de estratégias inteligentes, como o uso de softwares de logística, seja mais urgente do que nunca.

Ora, com o suporte de uma boa solução, implementar a setorização logística fica muito mais fácil e organizado, já que você consegue simplificar processos, reduzir o uso de mão de obra, garantir mais segurança às informações, conferir mais agilidade aos processos, reduzir custos operacionais, melhorar a satisfação do cliente e diminuir os erros nos procedimentos, deixando sua operação de vendas mais transparente e no ponto certo para o sucesso.

E o melhor de tudo é que, na Abbiamo, sua marca encontra o software de gerenciamento logístico na medida certa para o seu projeto. Aqui, mais do que uma ferramenta, você conta com um verdadeiro aliado da sua rotina de entregas, oferecendo rastreamento em tempo real, tecnologia de logística last-mile e toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Agende um teste e descubra como podemos ajudar você a otimizar a operação de logística, fidelizando clientes e oferecendo uma experiência única, focada na satisfação e na otimização da rotina de todos os agentes envolvidos no seu fluxo de vendas omnichannel!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.