e-commerce4 min

O papel do Last Mile para o e-commerce de farmácias e drogarias

Átila Froehlich 22 julho 2022

Uma década atrás, quem precisasse comprar medicamentos tinha de, obrigatoriamente, visitar a farmácia mais próxima. Mas esse fluxo mudou e, hoje, já é possível encomendar o remédio desejado pela internet e recebê-lo na porta de casa. Uma transformação que certamente deu mais comodidade para o consumidor, mas trouxe uma série de desafios logísticos para o e-commerce de farmácias e drogarias que, mais do que nunca, precisam aprender a explorar o delivery Last Mile para garantir a sustentabilidade do negócio!

Para se ter uma ideia, já é inegável que o crescimento do e-commerce de farmácias e drogarias, também conhecido como e-pharma, é uma indústria em expansão no Brasil, e nomes como Pague Menos, Droga Raia e Drogasil já lideram o segmento, tornando-se extremamente populares em áreas urbanas, especialmente após a pandemia do COVID-19.

E aqui, cabe uma observação importante: em linhas gerais, todas as empresas do setor farmacêutico eletrônico vendem os mesmos medicamentos e, como a oferta é homogênea, o mercado consegue se manter altamente competitivo no mundo inteiro. Isso porque o principal diferencial nesse setor é justamente a experiência do cliente que essas marcas oferecem e, nesse contexto, a entrega de última milha acaba sendo o componente mais crítico para tornar essa experiência duradoura e agradável.

Só que, ao contrário de outros países, as entregas de última milha no Brasil são altamente complexas e custosas. E como tomador de decisões ou gerente de operações de ePharma, você provavelmente já está bem ciente dessa realidade. A boa notícia é que, na medida em que a demanda por medicamentos aumenta constantemente no espaço digital, este é o momento certo para fortalecer sua estratégia, aproveitando todos os benefícios da entrega Last Mile para se diferenciar da concorrência!

E para começar, é fundamental entender como funciona a logística Last Mile

Até pouco tempo atrás, a logística Last Mile não recebia muita atenção e era consideravelmente difícil de se entender em sua totalidade. Só que, por mais que sua importância ainda fosse subestimada, é fundamental entender que ela, sozinha, representava a maior parte do custo total de uma remessa.

Felizmente, agora que a indústria relacionada ao comércio eletrônico está se tornando cada dia mais significativa, a logística de última milha voltou aos holofotes, com muitas empresas finalmente entendendo na prática os benefícios da entrega Last Mile no e-commerce de farmácias e drogarias. E isso significa que sua marca precisa estar atenta e pronta para tirar o máximo proveito possível desse fluxo.

Mas vamos por partes. Embora o nome possa enganar, a logística de última milha não trata apenas da parte final da jornada das transportadoras. Trata-se, na verdade, de todas as etapas finais do processo de entrega, desde a separação do produto no centro de distribuição — ou, no caso, a separação do medicamento no ponto físico da farmácia — até a entrega do remédio ao usuário final.

Só que, como muitas pessoas compram produtos online agora, essa se tornou uma etapa extremamente importante quando pensamos nos serviços de remessa e frete. Uma mudança que é especialmente significativa para o setor farmacêutico, em que consumidores têm pressa e desejam o máximo de agilidade e transparência possíveis durante a jornada de entrega.

O impacto no e-commerce de farmácias e drogarias

Desde o início da pandemia de COVID-19, houve um aumento maciço nas demandas de entrega Last Mile para farmácias e drogarias — mais de 35% dos consumidores no Brasil adotaram essa tendência durante a pandemia e não pensam em abrir mão da comodidade. Diante da nova realidade, muitas empresas têm procurado maneiras de automatizar e digitalizar seus processos de entrega para manter o bom relacionamento com os clientes sem comprometer a sustentabilidade e a segurança da operação.

Sem contar que a entrega de última milha é particularmente importante para as farmácias devido à urgência de alguns medicamentos. Foi nesse contexto que as grandes redes de farmácias enxergaram a importância de contar com tecnologias e soluções que simplificam a jornada de compra do cliente, permitindo não apenas que ele pudesse receber seu medicamento sem sair de casa, mas também pudesse saber o paradeiro das remessas e o tempo estimado de entrega.

Lembre-se de que estamos falando de um segmento que precisou se adaptar extremamente rápido ao novo consumidor digital, fator que acelerou a busca por soluções e operações mais eficientes e, no processo, incorporou uma série de boas práticas de logística que se consolidaram no mercado. Isso inclui a urgência em identificar e explorar os benefícios da entrega Last Mile em benefício da operação.

Em outras palavras, um bom parceiro logístico faz toda a diferença!

Investindo em uma boa experiência de entrega Last Mile no e-commerce de farmácias e drogarias, você trabalha para aumentar as chances de fidelização, garante vantagem competitiva no mercado, melhora a experiência do usuário e ainda otimiza custos e investimentos no setor de expedição e entregas de forma mais focada no cliente. Não esqueça que tudo isso contribui para criar uma imagem positiva da sua empresa, desenvolvendo uma percepção de profissionalismo, segurança e autoridade — requisitos fundamentais no e-commerce de farmácias e drogarias.

E o melhor de tudo? Você nem precisa ir longe para encontrar um aliado poderoso da sua operação. Aqui na Abbiamo, oferecemos uma solução intuitiva, inteligente e pensada na medida certa para garantir uma experiência de entregas ímpar para os seus clientes, tudo com tecnologia de ponta, customizável e de forma centralizada.

No nosso site, sua empresa pode até mesmo agendar um teste e experimentar, na prática, os benefícios de colocar a logística Last Mile para atuar de forma estratégica no seu fluxo de entregas! Conte com a gente, fale com a nossa equipe de especialistas e descubra como fidelizar clientes fica muito mais fácil quando sua operação é baseada em transparência e facilidade!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.