logística5 min

Entenda os benefícios de uma boa roteirização de pedidos para seus motoristas

Átila Froehlich 21 setembro 2022

Em comparação com dados de 2019 — no período pré-pandemia —, o e-commerce brasileiro teve um aumento de faturamento de 785% nos cinco primeiros meses de 2022, segundo um estudo da SmartHint. Naturalmente, para dar vazão ao crescente volume de entregas, a roteirização de pedidos tem desempenhado um papel cada vez mais crucial para a estratégia de logística.

Essa solução, que ajuda a sequenciar as rotas da melhor maneira possível na busca por redução de custos e agilidade, entrou no centro da estratégia de orquestração de grandes redes de varejo e tem impulsionado o desenvolvimento de novas tecnologias capazes de otimizar ao máximo o Last Mile, o elo mais importante para o consumidor na cadeia de suprimentos.

Contudo, para que os processos ocorram corretamente, é fundamental fazer a gestão de pedidos e coletas e acompanhar se os motoristas estão cumprindo com o que foi planejado. Afinal, não é segredo que os motoristas e transportadores que dependem da roteirização de pedidos enfrentam muitos obstáculos na estrada — e simplificar essa jornada é justamente uma das atribuições dos roteirizadores!

Entenda como a roteirização de pedidos contribui para a operação

Vamos por partes. Como já explicamos em outro artigo aqui no blog, o planejamento de rotas de entrega é o processo de planejamento, sequenciamento e agendamento de rotas ideais para que os motoristas entreguem o número máximo de pedidos no menor tempo possível. Essa solução é responsável por ajudar os responsáveis pela expedição do pedido a planejarem rotas econômicas e eficientes, minimizando a distância e o tempo necessário para as entregas.

Na prática, um roteirizador cria caminhos físicos entre os pontos de coleta e entrega em vários locais — sendo esses pontos de coleta os armazéns, centros de distribuição, hubs, depósitos ou mesmo lojas físicas. Os pontos de entrega, é claro, são os destinos dos clientes onde os produtos chegam até o consumidor final. E quem coloca todo esse sistema para girar são os motoristas que seguem esses caminhos pré-estabelecidos.

Só que esse é um trabalho que qualquer roteirizador é capaz de fazer, e é aqui que fica o "pulo do gato". Isso porque um bom roteirizador precisa ser muito mais do que um simples instrumento de trabalho: a ideia é que, de forma inteligente, ágil e dinâmica, ess solução seja capaz de levar uma série de fatores diferentes em consideração antes de criar uma rota do ponto A ao ponto B. Aqui, destacamos alguns deles:

1- Inteligência na distribuição de pedidos

Que tipo de pedidos vão ser transportados? Existem itens frágeis que exigem rotas mais seguras? Como vai ficar a distribuição de peso dentro do caminhão? O número de entregas vai permitir que o motorista cumpra sua jornada de trabalho ou vai exigir hora extra?

A previsão do tempo pode afetar alguma das rotas previstas? Quando falamos em eficiência na roteirização de pedidos, é importante que todas essas variáveis sejam consideradas de forma dinâmica e inteligente, inclusive oferecendo a possibilidade de realizar ajustes no percurso mesmo depois que o motorista já saiu do centro de distribuição.

2- Percursos mais seguros

Estradas desconhecidas, trechos bloqueados ou rotas com trânsito intenso tornam a condução mais estressante para os motoristas. O planejamento de rotas eficaz garante que você prepare e leve em consideração os riscos e restrições no caminho desse profissional, maximizando a produtividade da sua frota. Sem contar, é claro, que planejar percursos que evitem tráfego intenso e estradas ruins também ajudam os motoristas a evitar problemas com os prazos de entrega por conta de obstáculos.

E isso também ajuda a melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal dos motoristas. É fácil esquecer que, assim como todo mundo, eles também precisam do seu merecido descanso e possuem um tempo máximo de jornada ao volante — direito que, inclusive, é garantido por lei. Com rotas de entrega eficientes, você pode capacitar os motoristas a concluir mais entregas em um turno e passar menos tempo na estrada.

3- Mais produtividade nas entregas

Alguns motoristas podem ter dificuldades em gerenciar seu tempo. Eles podem não seguir os planos de rota para percorrer mais quilômetros vazios ou fazer pausas desnecessárias que levariam a entregas atrasadas e incorreriam em custos adicionais para as empresas.

Um plano de rota eficiente ajuda você a otimizar os turnos do motorista e minimizar o retrocesso, melhorando assim a produtividade do motorista e consequentemente, a satisfação dos seus consumidores.

4- Mais transparência para o consumidor

Com uma boa roteirização de pedidos, a gestão de frotas pode monitorar a frota em tempo real, respondendo às dúvidas dos clientes e gerenciando operações e motoristas. O gerente de logística pode ter certeza de que os motoristas não estão ultrapassando os limites de velocidade ou fazendo pausas inadequadas, seguindo o GPS em tempo real e os mapas que exibem as rotas.

Com maiores taxas de entregas dentro do prazo, os clientes ficam mais satisfeitos e aumentam a fidelidade à empresa. Aqui, sua equipe ainda pode compartilhar atualizações em tempo real com os clientes quando eles tiverem uma dúvida ou quando houver um atraso, reforçando o comprometimento do negócio com a transparência na operação.

Roteirização dinâmica, ágil e inteligente é com a Abbiamo!

A verdade é que os motoristas se sentem muito mais satisfeitos quando suas vidas são mais fáceis na estrada, quando seu desempenho é melhor e quando suas habilidades são valorizadas. E um roteirizador eficiente serve justamente para considerar todos esses elementos! É por isso que investir em soluções de gerenciamento de despacho é fundamental para gerar rotas de entrega funcionais e para gerenciar as cargas de trabalho dos motoristas.

Na Abbiamo, a missão é sempre garantir a melhor versão dessa experiência de entregas, e a gente sabe que isso exige uma plataforma inteligente, prática e que permita o acompanhamento de todas as etapas de entrega, garantindo uma melhor experiência de compra para seus clientes com soluções de ponta.

Aqui, tecnologias como a logística Last Mile, a roteirização inteligente, a customização da entrega e a transparência no atendimento são muito mais do que simples ferramentas: elas são planejadas, desde a concepção até a implementação, para garantir que nossos parceiros contem com verdadeiras e poderosas soluções de logística! Vem com a gente!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.