logística5 min

Segunda Geração da Logística: o que a sua marca precisa saber

Aurélio de Pádua 28 julho 2022

Segundo dados do estudo Webshoppers, o faturamento do e-commerce teve 41% de crescimento de 2020 para 2021, com um aumento acelerado das transações D2C (Direct-to-Consumer). Uma realidade em que mercado tem dificuldade em encontrar e executar iniciativas digitais para acompanhar a demanda dos consumidores. É nesse contexto que a segunda geração da logística começa a ganhar forma, com a premissa de integrar, de forma otimizada, todos os participantes da cadeia de suprimentos. Vem entender com a gente!

Entendendo o contexto da nova logística

Não é segredo que o consumidor está mais exigente do que nunca, sempre em busca de uma jornada de compras que ofereça comodidade, confiança e uma comunicação clara e objetiva. É, sem exageros, uma configuração inédita para o varejo digital, em que a experiência de compra é o fator mais importante para a retenção de consumidores.

E não há como falar em uma boa experiência de compra sem colocar na balança a eficiência do processo logístico, que ainda é um dos maiores gargalos enfrentados por lojistas de todos os segmentos. Isso porque as empresas convencionais de varejo sofrem muito com a falta de tecnologia e fluidez no processo de pós-compra, que compreende o envio, o rastreio e a comunicação transparente com a base de clientes.

É aqui que a segunda geração da logística entra em cena, representando uma nova fase do fluxo de transporte de bens e produtos, em que os players envolvidos na cadeia de suprimentos estão muito mais conectados e envolvidos em uma operação que atende aos requisitos de velocidade, ganho de eficiência, redução de custos e disponibilidade de informações impostos pelas novas necessidades do mercado.

Nessa nova geração, são privilegiadas as otimizações e a tomada de decisões apoiadas em dados, que em parte são produzidos dentro de cada empresa que lida com processos de entregas, e parte são trocados entre clientes, embarcadores, transportadoras, armazéns e demais agentes envolvidos na cadeia logística.

Aqui, estamos falando de um movimento que integra tecnologias modernas de informação e comunicação — tais como a Computação em Nuvem, sistemas TMS, softwares WMS, Big Data, Business Intelligence, Mobilidade e Analytics — em prol de uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis na cadeia de suprimentos.

E o que muda com a segunda geração da logística?

Marcas e empresas que desejam garantir sua fatia nesse novo mercado e sair na frente das concorrentes precisam obrigatoriamente investir em novos recursos tecnológicos, desenvolvendo processos e soluções com alto potencial analítico.

E a logística, claro, é diretamente impactada por essas mudanças. Se antes era comum manter grandes estoques centralizados em um só lugar e concentrar as operações de entrega, agora é essencial aplicar a gestão inteligente de estoques e abrir espaço para a descentralização, adotando novos modelos de Ship from Store e, assim, transformando as lojas físicas em pontos estratégicos para a ampliação do alcance.

É por isso que, com a adoção em larga escala das tecnologias da informação e comunicação, a segunda geração da logística traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos na cadeia de suprimentos, interligando clientes, indústrias, armazéns e transportadores em um fluxo melhorado de troca de dados relevantes. Em linhas gerais, isso significa:

  • Maior integração entre os participantes da cadeia de suprimentos;
  • Prazos de entrega menores;
  • Redução de estoques, evitando perdas e desperdícios;
  • Otimização de espaços e de custos de armazenagem;
  • Melhor aproveitamento das frotas e otimização de custos com transporte;
  • Maior segurança da cadeia de fornecimento, evitando paradas em linhas de produção;
  • Menor burocracia nos processos, elevando a produtividade e competitividade no mercado;
  • Geração de grande massa de dados relevantes para apoiar as tomadas de decisão, cada vez mais assertivas e que possibilitam a melhoria contínua;
  • Aumento das margens de lucro para as transportadoras e operadores logísticos que se engajarem nessa nova revolução;
  • Aumento da satisfação dos clientes;

Integração é a palavra-chave da nova geração

Como você já deve ter percebido, a integração de processos, fluxos de trabalho, demandas e operações é um elemento central da segunda geração da logística. É um conceito que parte de uma visão sistêmica da cadeia de suprimentos, em que todos os processos, desde os que ocorrem na origem do produto até sua entrega para o consumidor final, são considerados como uma coisa só.

Nesse processo unificado, dinâmico e sistêmico, erros de conformidade, de descumprimento de prazo, ou qualquer outro problema afetam o resultado final, geram retrabalho, aumentam os custos e acarretam uma série de inconveniências e prejuízos.

Em outras palavras, as empresas precisam, mais do que nunca, do suporte de parceiros logísticos que compartilhem dessa visão holística e sejam capazes de oferecer soluções que deem conta de acomodar todo esse fluxo operacional, integrando os agentes envolvidos na cadeia de suprimentos de forma orgânica e funcional, otimizando e orquestrando as operações de transporte.

E de orquestração logística a Abbiamo fala com propriedade

A Abbiamo é pautada justamente em ajudar empresas a orquestrarem sua logística omnichannel com o foco na experiência do consumidor, dando mais controle, flexibilidade e independência para marcas que querem oferecer as melhores opções de entrega para seus clientes e entrar de cabeça na segunda geração da logística!

Aqui, auxiliamos você a criar uma conexão funcional com transportadoras locais e motoristas autônomos, contribuindo para uma boa gestão da comunicação e das tratativas para melhoria da experiência do consumidor, com gerenciamento eficiente de múltiplas lojas e CDs e controle de todos os indicadores essenciais para seu negócio.

Com o nosso suporte, sua marca pode colocar em prática modelos em que 100% da lojas físicas podem operar digitalmente com Ship from Store, tudo em uma plataforma de rastreio whitelabel e com tratativas inteligentes, indicadores de OTD (On Time Delivery) otimizados e mapa de calor de atendimento das lojas, melhorando sua nota de NPS e de avaliações de entrega em tempo real.

Isso porque, aqui na Abbiamo, oferecemos um software de gerenciamento de logística que, para além de uma ferramenta, age como um verdadeiro aliado da sua rotina de entregas, oferecendo rastreamento em tempo real, tecnologia de logística Last Mile e toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Agende um teste e descubra como podemos ajudar você a reinventar a sua operação de logística, fidelizando clientes e oferecendo uma experiência única, focada na satisfação e na otimização da rotina de todos os agentes envolvidos no seu fluxo de trabalho!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.