e-commerce5 min

Loja virtual: 5 dicas de logística para iniciantes

Átila Froehlich 08 junho 2022

O tempo em que um bom processo de logística — com tecnologia de rastreamento, transparência e previsibilidade na jornada — era exclusividade dos grandes marketplaces ficou para trás. Hoje, até mesmo aquele e-commerce de pequeno porte já pode usufruir do que há de melhor em soluções de orquestração para entregas. É por isso que, no artigo de hoje, separamos algumas das mais importantes dicas de logística para iniciantes que querem garantir uma operação dinâmica e sustentável com foco no cliente sempre satisfeito! Vem com a gente 🚀

Entenda as vantagens de uma boa logística no e-commerce

Apenas garantir que seus clientes tenham acesso a um produto de qualidade não é mais o bastante para que o consumidor fique satisfeito. Para além disso, ele também quer um processo de entrega eficiente, ágil e transparente. É por isso que traçar uma estratégia na logística para e-commerce pode, também, impactar a visão que o cliente tem da marca.

O motivo é simples: aquele que compra online quer se ver livre da burocracia e dificuldade enfrentada, muitas vezes, numa compra presencial. Lembre-se de que o consumidor digital busca praticidade, já que optou por adquirir o item conforto de sua casa.

É por isso que essa preocupação é especialmente pertinente para quem acabou de entrar no varejo digital e quer garantir um diferencial competitivo poderoso para o e-commerce logo de cara. Afinal, a logística desempenha um papel fundamental para uma boa gestão financeira e é parte essencial da experiência do cliente, impactando na satisfação geral e no índice de fidelização.

5 dicas de logística para alavancar o negócio

Sabemos bem que, para quem está começando, toda essa organização logística pode parecer um processo simples e que não merece tanto esforço. Mas saiba que, conforme suas vendas aumentam, tudo vai se tornando mais complexo. Com isso, a exigência de planejamento e a precisão no controle de cada etapa só aumentam.

Com isso em mente, o melhor caminho certamente é começar com tudo em dia, ficando de olho em boas dicas de logística e implementando desde já as melhores práticas para o seu fluxo de entregas. E para simplificar, separamos aqui algumas dicas de logística valiosas para quem já quer largar com tudo. Anote aí:

1- Foque na comunicação constante com o consumidor

Um dos maiores desafios de quem vende online é fazer uma boa gestão da expectativa dos clientes. Tenha em mente que, independentemente do quão pequena seja a sua operação, o consumidor sempre vai querer receber o produto dentro do prazo determinado e precisará de atualizações constantes sobre o status da entrega. Então, nada de deixar o cliente no escuro: invista em soluções que ofereçam essa rastreabilidade e permitam uma comunicação mais transparente com seus compradores.

2- Não subestime o poder dos dados

Cada operação de entrega que seu e-commerce realizar vai gerar uma série de informações pertinentes para a gestão do negócio. Dados sobre o tempo de deslocamento dos entregadores, do feedback dos clientes, dos atrasos e até mesmo das devoluções podem ajudar você a identificar possíveis gargalos e problemas com a orquestração logística — e tudo isso pode te ajudar a refinar a operação e evitar a repetição de erros no futuro. Por isso, tenha a certeza de operar com uma solução capaz de registrar e permitir a visualização desse tipo de registro.

3- Assuma a responsabilidade

Por falar em dicas de logística importantes, aqui vai mais uma: lembre-se de que colocar a culpa de um eventual atraso da entrega na transportadora não cola mais. A relação do consumidor é com a sua marca, e não com o entregador e, aos olhos do cliente, a culpa sempre vai ser da sua empresa. Por isso, é importante que a entrega — própria ou terceirizada — seja vista como parte da jornada de compra que você oferece.

Aqui, uma boa dica é contar com uma solução de logística que permita a personalização da plataforma, carregando sempre a sua identidade visual e, assim, garantindo que a experiência de entregas também seja associada com a sua marca. É uma forma de assumir a responsabilidade e mostrar que seu e-commerce está comprometido em oferecer uma entrega eficiente.

4- Ofereça opções de frete

Se você faz entregas regionais, por exemplo, contratar os serviços de motoboys pode se tornar um diferencial devido à agilidade com que os produtos chegam até o consumidor. Já se você vende para cidades vizinhas, contratos com transportadoras podem ser mais vantajosos que envios pelos Correios.

O segredo está em avaliar as opções de frete e diversificar as formas de envio tanto para melhorar sua capacidade de entrega como para flexibilizar os custos do frete. Aliás, vale ressaltar aqui que o valor do frete é um dos itens de maior importância para os consumidores on-line, viu?

5. Escolha seu parceiro logístico com cuidado

Por fim, uma das principais dicas de logística para um e-commerce que está começando sua jornada no varejo digital é ter atenção extra na hora de escolher o parceiro logístico. Isso porque organizar todo o processo logístico da loja virtual exige ferramentas eficientes e práticas.

Com o suporte da solução correta, seu e-commerce consegue controlar o envio de produtos com mais facilidade, assim como realizar a gestão dos pedidos de forma automática e fazer o gerenciamento da cadeia logística com muito mais eficiência!

Conte com a Abbiamo para oferecer uma experiência de entregas incrível

É claro que não falaríamos tanto dos benefícios de uma plataforma de logística de ponta sem oferecer, também, uma ferramenta dessas para otimizar ainda mais o dia a dia do seu e-commerce, não é mesmo? Aqui na Abbiamo, mais do que uma solução em logística inteligente, você encontra um aliado poderoso para potencializar o seu negócio e sair na frente da concorrência!

Com uma plataforma de orquestração logística pensada na medida da sua necessidade, ajudamos a sua empresa com atendimento ao consumidor final, focando na fidelização por meio de uma experiência incrível de entregas, com rastreio em tempo real, transparência e tecnologia last mile, conectando e unificando as suas operações em um só ambiente!

Converse com o nosso time de especialistas, descubra os benefícios da Abbiamo e conte conosco para tirar do papel a sua estratégia definitiva de entregas!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.