logística3 min

Entenda a importância de uma boa orquestração logística no marketplace

Átila Froehlich 29 abril 2022

É verdade que o varejo passou por uma mudança impressionante nos últimos anos, em que o número de compras realizadas pela internet aumentou exponencialmente. E é claro que, com um movimento desse porte, é natural que as empresas observem também uma evolução das operações relacionadas à infraestrutura de logística no marketplace.

Os métodos adotados no e-commerce para garantir que a entrega de mercadorias seja eficiente já envolvem tecnologias extremamente avançadas e cada vez mais focadas na experiência do consumidor. Isso colocou a pauta sobre logística no marketplace em novos patamares, em que o desenvolvimento de soluções inteligentes, rápidas e eficientes se tornou uma necessidade competitiva.

É com todo esse cenário de mudanças em mente que, neste artigo, vamos explicar um pouco melhor a importância da logística para as operações dos marketplaces, ressaltando como ela pode ser otimizada a fim de trazer mais benefícios aos consumidores online e um retorno maior para os lojistas. Vem com a gente 🚀

Entendendo como o marketplace funciona

Em uma tradução literal, marketplace significa "mercado" e, na prática, funciona exatamente como um. Ele é um ambiente no qual lojistas e pequenos empreendedores, das mais diferentes categorias, podem vender seus produtos na internet de forma rápida, prática e com o orçamento bem controlado.

Esse modelo de negócio começou a ganhar força por volta de 2010 e, nos últimos anos, apresentou um crescimento expressivo, principalmente após a pandemia que acelerou esse processo. Para se ter uma ideia, uma pesquisa recente da Ebit| Nielsen mostrou que os marketplaces cresceram mais de 50% em relação ao total do mercado, concentrando mais de 200 milhões de pedidos só em 2021.

E não é para menos, já que esse ambiente traz benefícios para todos os envolvidos: o e-commerce, que oferece toda a plataforma de negócio e consegue lucrar através das conexões e compras realizadas. O lojista, que utiliza uma estrutura moderna e ágil para atrair o consumidor e crescer o seu negócio. E, claro, os clientes!

Afinal, em uma boa plataforma de marketplace, o consumidor consegue comparar preços, orçamentos, avaliações e ainda conta com uma segurança de dados muito avançada. A contrapartida, contudo, é que com tantos vendedores concentrados em um só lugar, a logística no marketplace acaba se transformando em um desafio colossal para os responsáveis pelas entregas, e é aí que a importância de uma boa orquestração entra em cena!

Como otimizar a logística no marketplace?

Não há dúvidas de que a estrutura do marketplace entrega uma série de benefícios aos lojistas, já que facilita a construção de sua presença online e agrega visitantes contínuos. Mas com o crescimento da quantidade de vendedores internos, os marketplaces também precisam se empenhar cada vez mais para facilitar o fluxo logístico e reduzir burocracias.

Aqui, o objetivo central é sempre construir processos mais ágeis e eficientes, que só são possíveis com o intermédio de tecnologias mais avançadas para otimizar as operações e atender as demandas dos vendedores.

A ideia é ampliar a lucratividade das atividades logísticas, permitindo que os marketplaces ofereçam uma estrutura mais robusta e que os lojistas sintam-se seguros o bastante para integrar suas lojas virtuais ao ambiente do marketplace em sua totalidade, confiando 100% da gestão logística ao modelo do próprio marketplace.

É por isso que é tão importante que esse modelo seja funcional, inteligente, responsivo e de fácil implementação. Em outras palavras, a orquestração logística no marketplace deve estar ancorada em soluções práticas e softwares que possam dar o suporte necessário em questões como transparência, rastreabilidade das entregas e tecnologia Last Mile.

Transforme seu marketplace em uma referência em logística!

Com a solução de orquestração logística da Abbiamo, seu marketplace pode se transformar em um poderoso catalisador de vendas, atraindo cada vez mais lojistas e clientes com a promessa de um processo logístico robusto, transparente e capaz de manter tanto o vendedor quando o comprador atualizados em todas as etapas do processo!

Aqui, você encanta seus clientes com uma experiência incrível em uma plataforma intuitiva, prática e com o melhor da tecnologia em live tracking — tudo isso enquanto os lojistas usufruem de toda a tranquilidade de um fluxo de entregas bem estruturado, confiável e inteligente. Tudo isso com uma solução que pode ser personalizada com a cara de cada negócio!

Então fale com a gente, entenda melhor as vantagens da nossa solução e descubra como ajudar os seus lojistas e vendedores a sair na frente com uma plataforma planejada em todos os detalhes para transformar a sua logística no marketplace em um acelerador de negócios!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.