logística3 min

Saiba como a logística reversa pode afetar a sua operação

Átila Froehlich 27 maio 2022

O que é logística reversa? Como ela afeta a cadeia de suprimentos do seu negócio? O que sua empresa pode fazer para otimizar esse fluxo e melhorar os resultados? Neste artigo, vamos ajudar você a descobrir como lidar com a devolução de mercadorias e mostrar alguns dos benefícios que podem surgir quando esse fluxo é trabalhado com a devida atenção!

Afinal, o que é a logística reversa?

A logística reversa refere-se ao monitoramento do "ciclo de vida" de seus produtos após a chegada ao consumidor final. É um indicador que pode incluir, por exemplo, como seu produto pode ser reutilizado, como ele deve ser descartado adequadamente após o uso e qualquer outra forma com que uma mercadoria expirada possa agregar valor.

Como você já deve estar imaginando, o conceito é bastante amplo e envolve uma série de desdobramentos — e desafios — de gestão. Contudo, o fluxo de logística reversa que mais impacta diretamente a cadeia de suprimentos é o retorno de produtos do consumidor final ao fabricante, e é sobre isso que vamos discutir aqui.

O desafio da devolução de produtos

Quando pensamos na cadeia de suprimentos, é verdade que muitas empresas deixam de mensurar o sucesso de seus produtos assim que a mercadoria é enviada e entregue no prazo. Na prática, essa métrica não é 100% equivocada, já que fornece uma boa perspectiva da satisfação e do lucro associados ao cliente. Contudo, ela deixa de considerar alguns fatores importantes.

E se o seu cliente receber um pedido incompleto? E se eles sentirem que o item que pediram não corresponde à descrição do produto? Ou se o cliente simplesmente mudar de ideia sobre a compra? Aqui, a gestão de logística reversa precisa entrar em cena, e é fundamental que sua empresa tenha protocolos a postos para lidar com esse desafio.

Especialmente se observarmos as oportunidades que surgem com esse fluxo. Que tal uma situação prática? Imagine que determinado cliente solicitou a devolução de um pedido que chegou até ele com algum defeito. Aqui, depois de gerenciar o envio físico do produto de volta para a fábrica, sua empresa pode:

  • Testar de qualidade do produto devolvido para replicar o erro ou identificar a falha;
  • Documentar quaisquer problemas com o item devolvido;
  • Fazer a desmontagem, reparo e reciclagem dos itens devolvidos;
  • Corrigir um eventual defeito na linha de produção, evitando prejuízos maiores.

Em outras palavras, gerenciar a viagem reversa de seu produto de volta à cadeia de suprimentos pode ajudar você a evitar de cometer o mesmo erro duas vezes, permitindo que sua empresa reutilize o maior número possível de componentes de seu produto ou faça correções em tempo de evitar danos na reputação da marca!

O fator "cliente satisfeito"

Apesar de trazer uma oportunidade de melhoria para a operação, não se pode ignorar o fato de que a logística reserva geralmente envolve, também, o gerenciamento da frustração do cliente, que teve uma experiência insatisfatória com seu produto.

Por isso, é importante ter em mente que o primeiro passo para diminuir o impacto negativo da logística reversa é justamente mudar o mindset sobre ela. Ou seja: ao invés de considerar esse processo um problema, é preciso encará-lo como uma oportunidade para conquistar e fidelizar o consumidor.

Afinal, a logística reversa eleva o valor agregado do produto, aumentando os níveis de satisfação do cliente com a experiência de compra. Também é um diferencial fundamental para quem trabalha com compras online, pois aumenta a confiança na marca e dá a segurança de que se a expectativa não for atendida, o cliente terá o reembolso do valor pela devolução do produto.

E aí, já conhecia o conceito de logística reversa e como ela pode aumentar o seu potencial de conversão? Se você gostou do artigo e das dicas que separamos aqui, não deixe de acompanhar a Abbiamo nas redes sociais para ficar por dentro das principais informações, tendências e novidades do mundo da orquestração logística — e conte com a gente para criar uma experiência de entregas incrível para seus clientes!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.