e-commerce3 min

Conheça as vantagens de valorizar e fidelizar clientes no e-commerce de autopeças

Átila Froehlich 31 dezembro 2021

Conseguir boas vendas aqui e ali pode até ser fácil, mas fidelizar clientes no e-commerce de autopeças é certamente um desafio — e dos grandes! Isso porque, além de uma imensa oferta de serviços desse tipo, o mercado de reparação automotiva também costuma lidar com turbulências de vários tipos.

O consumidor tem pressa, a cobrança é grande e o pagamento nem sempre está à altura da mão de obra. É por isso que seu e-commerce deve ter em mente que, para garantir um crescimento sustentável e manter a vantagem competitiva, não basta apenas atrair novos clientes. É preciso conquistar os atuais de uma forma mais definitiva.

Entenda os benefícios de fidelizar clientes no e-commerce

Além de diminuir a necessidade de buscar novos públicos, uma empresa que fideliza clientes tem uma prova real de que está fazendo e entregando um bom serviço. Afinal, somente uma pessoa satisfeita volta a consumir um serviço que já conhece, não é verdade? No segmento de vendas de autopeças não é diferente.

Uma oficina ou retífica só vai procurar a sua loja de autopeças mais de uma vez se acreditar que a encomenda dele foi tratada com técnica e responsabilidade. E, é claro, se ele próprio foi tratado com respeito e educação. Manter um alto padrão de qualidade vai garantir, inclusive, que ele esteja disposto a pagar um preço mais elevado pelo seu trabalho.

Entenda como clientes fiéis ajudam seu negócio a prosperar

Para um e-commerce de autopeças, atender um cliente apenas uma vez não é exatamente o negócio do século. É só pensar que quanto mais vezes ele volta, maior é a quantidade de informações que a sua equipe de vendas consegue reunir sobre o perfil dele, facilitando bastante o trabalho de remarketing e pós-venda e, claro, otimizando o tempo de execução dos pedidos, fatores que vão impactar diretamente na satisfação deste consumidor.

Mas a verdade é que há muitas outras vantagens em conquistar uma cartela de consumidores fixos e fiéis, veja só:

  • Quando maior a confiança, maior o ticket médio

Oficinas, retíficas e reparadoras costumam procurar seus serviços com mais frequência, devido à relação de confiança que se estabelece. Sem esquecer ainda que são elas que vão recomendar o seu estabelecimento para parceiros e amigos, garantindo uma receita constante para o seu e-commerce com o mínimo de esforço.

  • Relacionamento mais pessoal com o cliente

Enquanto um dono de oficina com pouco contato com o seu e-commerce talvez não se sinta confortável o bastante para tirar as dúvidas a respeito de questões como negociação de prazos, pagamentos e fluxo de entregas, um cliente fiel, que confia e gosta do atendimento oferecido pelo seu negócio, vai ter muito mais facilidade e liberdade para entrar em contato e conhecer mais do seu portfólio.

  • O consumidor se torna um defensor da sua marca

Aqui, estamos falando de uma pessoa que vai encarar o serviço que você presta com seriedade. Isso significa que ela não vai questionar suas recomendações ou procurar segundas opiniões. A questão, aqui, é que grandes poderes trazem grandes responsabilidades: você vai precisar lidar cuidadosamente com toda essa confiança depositada no seu e-commerce.

Então, procure dar sempre explicações simples e diretas sobre os processos de compra, pós-vendas e logística, mantendo sempre uma postura transparente. Acredite: essas atitudes são uma receita de sucesso para garantir uma relação duradoura e lucrativa com seus clientes.

Transparência na logística: a forma mais rápida de fidelizar

Quando uma oficina mecânica ou retífica faz compras no seu e-commerce de autopeças, a maior angústia dele geralmente não é o preço, mas o prazo e a transparência no processo de entregas. Aqui, contar com uma boa solução de logística pode fazer toda a diferença, mantendo seus clientes atualizados em todas as etapas do processo e mostrando que você tem controle total da operação.

E entregar esse tipo de facilidade é mais simples do que parece! A Abbiamo é uma plataforma de orquestração logística que ajuda sua empresa a melhorar o atendimento ao consumidor e fidelizá-lo através de uma experiência incrível de entregas, planejada na medida certa para ter a cara do seu negócio e oferecer mais rastreabilidade e confiabilidade em todas as etapas do processo.

Agende um teste e descubra como revolucionar o seu fluxo de entregas pode ser descomplicado! Ah, e se quer conhecer melhor todos os benefícios da Abbiamo, visite nosso site, fale com a nossa equipe e garanta um aliado poderoso para sair na frente da concorrência.

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.