logística5 min

Saiba como implementar a entrega rastreável no iFood mesmo com entregadores próprios

Átila Froehlich 08 abril 2022

A integração entre os pedidos realizados no iFood com o delivery de entregadores próprios ainda é um dos fluxos mais sensíveis da jornada para restaurantes, bares, lanchonetes e cafeterias dentro da plataforma. Afinal, existe um grande impasse nessa dinâmica: a entrega rastreável no iFood é uma exclusividade dos entregadores do próprio aplicativo, e quem opta por uma frota própria precisa abrir mão do recurso.

Mas a situação mudou. Com a chegada de um novo player nessa relação, restaurantes não precisam mais escolher entre oferecer a experiência digital completa ou garantir uma boa experiência gastronômica, criando uma sinergia cheia de benefícios para todos os agentes envolvidos no processo. No artigo de hoje, vamos apresentar a nova solução da Abbiamo e explicar como essa tecnologia pode ajudar o seu negócio! Vem com a gente 🚀

Entenda o dilema entre entregadores próprios e entregadores do aplicativo

Desde que o iFood se consolidou de vez no Brasil, a logística para delivery de restaurantes têm enfrentado um questionamento sério: vale mais a pena ter motoboy próprio ou contar com o sistema de entregas do aplicativo?

Quem é dono do próprio negócio sabe que essa dúvida tem fundamento. Afinal, as duas modalidades possuem suas vantagens e desvantagens e, dependendo do tipo de experiência que você deseja garantir para seus clientes, esses fatores podem fazer toda a diferença. Para simplificar, organizamos aqui algumas das principais características de cada um deles. Olha só:

  • TRABALHANDO COM ENTREGADORES DO APLICATIVO

Sem dúvida, o maior benefício de trabalhar com os entregadores do aplicativo é a facilidade de operação do sistema. O dono do restaurante não precisa de nenhum conhecimento em logística para iniciar essa operação, por exemplo. Além disso, há a rapidez na implementação. Por ser um serviço que já está em funcionamento e o restaurante apenas decide se vai ou não utilizá-lo, é possível começar a fazer delivery, literalmente, de um dia para o outro.

O problema é que o custo pode ser alto. O valor geralmente é calculado com base em uma porcentagem do valor do pedido. Ou seja, quanto maior o valor da venda, mais caro você paga pela entrega. Sem contar que o negócio não tem controle sobre a operação, visto que o restaurante não define a distância que será atendida, o tempo de entrega e outras condições estratégicas.

  • TRABALHANDO COM ENTREGADORES PRÓPRIOS

Como já explicamos, com motoboys dos aplicativos, o restaurante paga uma porcentagem sobre o pedido. Um custo que é ainda maior para estabelecimentos com ticket médio alto. Enquanto isso, com entregadores próprios, esse custo é fixo por entrega e distância, fazendo com que o custo médio por entrega seja muito menor no médio e longo prazo.

E é claro que contar com seu próprio motoboy para delivery permite definir estratégias de raio de entrega e ações promocionais. Com sua própria equipe, você é o responsável pelo treinamento, padrão de cordialidade, uniforme e todos os outros aspectos que fazem o cliente ter uma boa impressão do seu negócio, garantindo que ele tenha a experiência gastronômica que você planejou.

Entrega rastreável no iFood: o divisor de águas

De fato, são fatores que merecem atenção do dono do negócio, certo? Só que, além de tudo isso, existe um ponto de debate que costuma ser decisivo para a tomada de decisão: a entrega rastreável no iFood. Esse recurso, que tem tudo a ver com a experiência e satisfação do cliente — e representa um importante aspecto da jornada de compra — é exclusivo para os entregadores da plataforma.

Em outras palavras, quem escolhe usar entregadores próprios se vê diante do impasse entre assegurar que seus clientes tenham a experiência de compra completa, com rastreamento, transparência e tempo estimado de entrega, ou a segurança e tranquilidade de enviar os pedidos com aqueles entregadores de confiança, que sabem como manusear, acondicionar e entregar suas encomendas com o carinho que elas merecem e exigem.

Ou, pelo menos, costumava ser assim. Isso porque, de olho em simplificar a rotina e a tomada de decisão dos donos de restaurantes, bares, lanchonetes e cafeterias, a Abbiamo desenvolveu uma solução prática e inclusiva, focada na experiência do consumidor e na gestão logística das entregas, para garantir a entrega rastreável no iFood mesmo com entregadores próprios. Vem com a gente conhecer melhor essa alternativa!

Solução Abbiamo: dê adeus para as entregas sem rastreamento

Verdade seja dita, quem é dono do próprio restaurante e está na linha de frente do relacionamento com o consumidor conhece bem o carinho com que cada prato é preparado. É natural que a expectativa seja de que cada entrega seja tratada com o mesmo zelo e que o cliente tenha 100% da experiência gastronômica que você propõe.

Isso significa que entregas bagunçadas, que não foram acondicionadas com o devido cuidado ou que chegaram geladas até o consumidor final, são as grandes vilãs de quem deseja fidelizar e encantar a clientela com um prato incrível. Com isso, optar por entregadores próprios e de confiança acaba sendo a alternativa mais segura, mesmo que isso signifique abrir mão da entrega rastreável no iFood.

Foi pensando nisso que a Abbiamo, nova parceira homologada do iFood, entrou em cena com uma nova tecnologia que pretende atuar como uma aliada poderosa para esses restaurantes: agora, você pode aliar toda a praticidade que a plataforma do iFood oferece e garantir uma jornada de entrega transparente e segura mesmo com uma frota própria de entregadores!

Aqui, você tem acesso à uma plataforma só sua, personalizada com a identidade visual do seu restaurante e equipada com tecnologia de rastreamento e gestão de pedidos de última geração, tudo com um processo de implementação descomplicado e de uso intuitivo, unindo o útil ao agradável e devolvendo para você a autonomia das suas entregas!

Entenda como funciona

Com a integração em tempo real com o iFood, suas entregas caem na plataforma da Abbiamo assim que os clientes confirmam o pedido pelo aplicativo. Daí em diante, você e o seu consumidor podem acompanhar e atualizar cada etapa do processo com transparência e praticidade.

Na sua tela, você acessa um dashboard com todas as informações relevantes da encomenda, como horário e descrição do pedido, valor do frete, identificação do entregador, status da encomenda, tempo estimado para a entrega e até mesmo a nota fiscal do pedido.

Enquanto isso, seu cliente recebe uma notificação direto no smartphone e, com apenas um clique, pode acessar o relatório da entrega, consultar o mapa do trajeto e a localização em tempo real do entregador encarregado do delivery. Ou seja, é muito mais comodidade para quem pede e muito mais segurança para quem envia.

E o melhor de tudo é que você, como dono do negócio, não precisa abrir mão de nada: pode continuar com a sua frota particular de entregadores de confiança e, ainda assim, garantir que seus clientes contem com esse "carinho a mais" do rastreamento em tempo real, simplificando o recebimento das encomendas, assegurando a satisfação do consumidor e otimizando o fluxo de entregas, tudo centralizado em um só lugar e com toda a autonomia que você precisa!

O diferencial competitivo que você procura está na Abbiamo

Nossa missão é garantir que, mais do que produtos, sua empresa tenha todos os insumos necessários para entregar verdadeiras emoções para seus clientes. É por isso que, com a homologação para entrega rastreável no iFood, a gente assume o compromisso de simplificar a sua rotina de entregas e garantir a satisfação do seu público! Fale com a gente, conheça nossa solução e desbloqueie uma nova experiência de delivery com a Abbiamo!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.