e-commerce4 min

Guia prático: saiba como alavancar as vendas de fim de ano no e-commerce

Átila Froehlich 15 dezembro 2021

Dezembro chegou e, com ele, o momento de dar aquele último gás para alavancar as vendas de fim de ano no e-commerce e, claro, fechar as contas no azul. A boa notícia é que existem diversas estratégias que podem ser colocadas em prática para tirar o melhor proveito possível dessa reta final e, neste artigo, organizamos um guia prático para ajudar o seu negócio! Vem com a gente:

Fim de ano no e-commerce: hora de tirar as boas ideias do papel

Independentemente das turbulências econômicas, a verdade que o fim de ano é sempre o momento de uma maré propícia para o comércio, especialmente por conta do aumento na demanda por serviços e produtos — e para ajudar o seu e-commerce a surfar nessa onda, separamos algumas boas ideias para melhorar as vendas!

  • Capriche na divulgação

Com exceção dos casos em que a pessoa sabe exatamente o que quer, pesquisar referências na internet é sempre o primeiro passo na hora da compra. E é claro que, nesse contexto, é fundamental que a sua loja invista em uma boa estratégia de divulgação, seja por meio de um blog com descrições e avaliações dos seus produtos, seja com ações de divulgação pelas redes sociais. Lembre-se de que quem não é visto, não é lembrado, mesmo se o seu preço for o melhor de todos.

  • Crie ofertas irresistíveis

Faça uma análise detalhada do seu estoque e de suas margens de lucro para descobrir quais produtos podem ser vendidos com preços especiais sem prejudicar o caixa do negócio. Caso não consiga encontrar um parâmetro de preço ideal, aposte em combos especiais e ou em ofertas acumulativas: é uma forma de simplificar a vida do cliente e aumentar o ticket médio sem abrir mãos do lucro.

  • Utilize os dados a seu favor

Se você tem um e-commerce, provavelmente conta com alguma ferramenta — como um ERP — que passou o ano inteiro coletando dados dos seus clientes. Agora, é hora de explorar essas informações e criar promoções personalizadas e planejadas. Vamos dizer que você tem uma loja de autopeças, por exemplo: fim de ano é sempre época de revisão periódica na oficina, momento perfeito para entrar em contato com esse cliente e oferecer combos especiais com as peças de reposição que mais são trocadas neste tipo de serviço!

  • Aposte em novos canais

Mudar o portfólio para atingir novos mercados só para impulsionar as vendas de fim de ano no e-commerce não é prático e tampouco aconselhável. Mas que tal sair do básico e, ao invés disso, tentar explorar novos públicos que estão aglomerados em canais diferentes das que você sempre usa? O mundo dos clientes está além do Facebook e do Instagram e, por isso, sempre vale criar ações direcionadas para canais como YouTube, Twitter, Snapchat, WhatsApp, Pinterest e até mesmo o controverso Tik Tok.

  • Faça campanhas de fidelização

Há um ditado famoso no mundo do e-commerce que diz que "conquistar um novo cliente custa até sete vezes mais do que manter um antigo". Por isso, aproveite o fim de ano no e-commerce para investir sem medo na fidelização de consumidores. Aqui, uma boa dica para fortalecer o relacionamento é tirar um momento para agradecer pela parceria ao longo do ano que passou e, aproveitando o momento, enviar promoções exclusivas com descontos especiais.

  • Não subestime o poder do remarketing

Já que falamos em fidelização no tópico anterior, não poderíamos esquecer de mencionar o remarketing, ferramenta poderosa para alavancar as vendas em qualquer época do ano. O remarketing nada mais é do que voltar a fazer marketing para pessoas que já demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço. O objetivo é atraí-las novamente para o seu e-commerce e fornecer incentivos para fazê-las concluir a compra — ou para comprarem novamente.

  • Invista em uma experiência de logística incrível

Por fim, e talvez o item mais importante deste guia: tenha a devida atenção com o processo de logística do seu e-commerce. Todo mundo sabe que, quando o assunto é a entrega, o fim do ano costuma ser um período emblemático, com transportadoras sobrecarregadas, atrasos e extravios.

É a sua oportunidade de fazer diferente e investir em uma plataforma capaz de oferecer uma experiência 360°, com acompanhamento dos status em tempo real, tecnologia de rastreio e praticidade no manuseio, oferecendo uma experiência incrível para os seus clientes e garantindo um consumidor satisfeito, feliz, fidelizado e, principalmente, com a entrega em mãos na hora certa.

E se estiver pensando que já está muito em cima da hora para implementar esse tipo de solução no seu e-commerce, saiba que você chegou no lugar certo. Aqui na Abbiamo, nosso time de especialistas soma forças com uma plataforma de última geração para oferecer, em pouquíssimo tempo, toda a operação logística de frete de produtos que o seu e-commerce precisa.

O seu caminho para encontrar um aliado poderoso para a sua estratégia de vendas começa com a Abbiamo, uma plataforma de orquestração logística que ajuda sua empresa a melhorar o atendimento ao consumidor com entregas acompanhadas em tempo real e com uma experiência personalizada, com a cara do seu e-commerce! Agende um teste, conheça nossa solução e garanta um fim de ano de respeito para a sua empresa.

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.