
A TKE — referência no fornecimento de soluções para mobilidade urbana, como elevadores, escadas rolantes e fingers de aeroportos — deu um passo decisivo rumo à vanguarda da eficiência logística no Brasil ao adotar e implementar com sucesso a tecnologia da Abbiamo. Isso porque, em poucos meses de sinergia, a companhia já celebra uma redução de 60% nos custos operacionais de entrega last mile em pelo menos duas de suas principais praças.
Além disso, com a parceria, a TKE também acumula uma diminuição significativa de 25% do tempo médio de suas entregas e, em um milestone mais recente, foi capaz de registrar um impressionante recorde de pelo menos 90% das entregas realizadas em até uma hora. Uma jornada de sucesso que, é claro, foi construída à quatro mãos com muito planejamento e inteligência de dados.
Antes da parceria com a Abbiamo, a TKE enfrentava um cenário bastante tradicional em empresas com alta demanda de entregas técnicas: operações descentralizadas, com entregadores dedicados contratados individualmente por filial e sem qualquer sistema unificado de monitoramento.
Um modelo bem consolidado, mas que inevitavelmente esbarra em uma série de desafios, como a dificuldade de controle sobre a performance, a ausência de indicadores claros, múltiplos contratos para gestão e altos custos devido à ineficiência na alocação de recursos.
A virada de chave veio com a digitalização da operação via plataforma Abbiamo, que permitiu à TKE implementar um modelo híbrido de entregas, unindo motoboys dedicados a transportadoras expressas sob demanda. Essa nova configuração não apenas otimizou a performance em praças com baixo desempenho, como também garantiu maior segurança operacional ao permitir contingências eficientes em momentos críticos.
Com o uso do aplicativo da Abbiamo, a empresa passou a metrificar indicadores como quantidade de entregas por período, tempo médio de entrega por filial, OTD, status dos pedidos em tempo real e custo por entrega. A padronização do processo se estendeu inclusive à comunicação com os técnicos em campo e ao gerenciamento de comprovantes de entrega.
A análise dos dados gerados pela plataforma trouxe resultados significativos. A TKE alcançou mais de 90% de OTD, um salto de 10 pontos percentuais em relação ao modelo anterior. A comparação de performance entre transportadoras e entregadores dedicados por praça possibilitou a alocação mais inteligente dos recursos, substituindo operações pouco eficientes por soluções mais rentáveis.
Duas filiais, inclusive, já alcançaram o payback do projeto em poucos meses após a transição para o modelo híbrido. Com a diminuição de contratos fixos e a maior flexibilidade, a empresa também reduziu significativamente os processos operacionais e os custos indiretos relacionados à gestão dos entregadores.
"Optamos pela implementação da plataforma Abbiamo devido à sua capacidade de proporcionar maior controle e visibilidade sobre o processo de entregas no last mile. Por meio da Abbiamo, conseguimos monitorar e gerenciar as três principais modalidades de last mile da TKE: operação dedicada, demanda spot e retirada em balcão”, explica Vinicius Oliveira, Coordenador de Logística da TKE.
Com os resultados operacionais consolidados, a TKE agora mira na ampliação da presença do modelo híbrido. A ideia é gerar, no curto prazo, uma economia estimada de 50% sobre o total de custos com last mile — uma meta que se faz possível graças à capacidade de análise granular da plataforma, que oferece dados por região, tipo de entrega e transportadora, permitindo a tomada de decisão com base em performance real.
Mais do que reduzir custos, a parceria entre TKE e Abbiamo representa a construção de uma operação mais inteligente, escalável e preparada para lidar com as urgências do mercado moderno de serviços técnicos!